Concreto pós-tensionado é um termo cada vez mais ouvido na indústria da construção civil.
Este método introduz tensões iniciais à estrutura que permite ao Engenheiro Calculista aproveitar os consideráveis benefícios proporcionados pela de pós ou pré-tensão, ao mesmo tempo em que mantém a flexibilidade proporcionada pelo método moldado no local de construção de estruturas de concreto e/ou alvenaria.
Sim, há as estruturas de concreto protendido, bem como a alvenarias protendidas.
O pós-tensionamento é simplesmente um método construtivo de produção de concreto protendido, alvenaria e outros elementos estruturais.
O termo pré-esforço ou pós-esforço é usado para descrever o processo de introdução de forças internas (ou tensão) em um elemento de concreto ou alvenaria durante o processo de construção para neutralizar as cargas externas aplicadas quando a estrutura é colocada em uso (conhecidas como cargas de serviço ou de utilização).
Essas forças internas são aplicadas tensionando o aço de alta resistência, o que pode ser feito antes ou depois da colocação do concreto.
Pós-tensão? Ou Pré-tensão?
Quando o aço é tensionado antes da colocação do concreto, o processo é o chamado de pré-tensionamento.
Quando o aço é tensionado após a colocação do concreto, o processo é chamado de pós-tensionamento.
Como o pré-tensionamento requer uma pista de fundição especialmente projetados, ele é usado geralmente no processo de fabricação pré-fabricado para fazer formas simples que podem ser transportadas para um canteiro de obras.
O pós-tensionamento é feito no local, estrutura moldada “in loco”, através da instalação dos tendões (cabos) pós-tensionados dentro do concreto, de maneira semelhante à instalação de vergalhões, com utilização de bainhas.
Com o uso de bainha metálica galvanizada corrugada, temos a pós-tensão aderente.
Com o uso de bainha pead engraxada, temos a pós-tensão não aderente.
Em ambos os casos podemos utilizar as cordoalhas de 7 fios.