Serviços / Sustentabilidade nas Construções

SUSTENTABILIDADE NAS CONSTRUÇÕES

O projeto de concreto pós-tensionado pode levar a economias consideráveis em materiais, tempo de construção e custos futuros de manutenção, em comparação com o projeto convencional de concreto armado.

O pré-tensionamento melhora o comportamento do concreto em tensão. Para um carregamento imposto na estrutura com a protensão uma estrutura mais fina pode ser projetada, com economia.

A diminuição na altura das vigas e lajes do pavimento resulta em redução da altura do prédio e economia nos componentes relacionados ao edifício (alvenaria, rebocos, esquadrias, entre outros).

Essas economias se traduzem menor quantidade de materiais, o que significa reduzir a energia de trabalho incorporada para uma estrutura, criando assim uma solução sustentável.

Realizamos estudos comparando edifícios com soluções de sistemas de lajes de concreto armado pós-tensionados e convencionais.

Dois prédios com as mesmas plantas são projetados usando concreto reforçado e sistemas de lajes post-tensionadas.

O comprimento do vão é escolhido como 6,5 m, o que é um limite prático para uma solução relativamente econômica de concreto armado.

Os edifícios são projetados com 10, 20 e 40 andares para demonstrar a mudança na economia de material à medida que o número de andares aumenta. Como as placas pós-tensionadas podem ser projetadas com menos espessura para as mesmas cargas e vãos, o peso total da estrutura é reduzido e isso resulta em colunas menores, cargas sísmicas mais baixas e cargas de fundação. Os resultados mostraram que a diferença na economia de material de aço entre soluções convencionais e pós-tensionadas aumenta à medida que o número de andares aumenta.

Conclui-se que incorporar o pós-tensionamento na prática de projeto comum não apenas reduz os custos de construção, mas também reduz a energia incorporada ao usar menos quantidade de material e produz um projeto estrutural sustentável.

Está interessado(a) no estudo?

Entre em contato para maiores informações:

e-mail [email protected]

Arthur Silva Peralta - Engenheiro Civil - Post Tension Intitute

Será um prazer atende-los.

PROTENFOR® PERALTA ENGENHARIA
(44) 3224-9526 / (44) 99957-6789 whatsapp / Instagram: @protenfor
[email protected]
Rua Princesa Isabel, 373 - Zona 4 - ............FILIAL: Av. Pintassilgo, 517-Jardim Brasilia
CEP: 87014-090
Maringá / PR
© 2017 PROTENFOR® PERALTA ENGENHARIA - Todos os direitos reservados