Vigas Protendidas - Sistema Aderente

Quando essas ações se unem ao concreto, temos como resultado a anulação parcial ou total das tensões de tração do concreto. A protensão desloca a área de trabalho do concreto para o campo das compressões, onde o material responde com mais eficiência. Isso é realizado por meio de cordoalhas de alta resistência, tracionados e ancorados no próprio concreto. Com isso, ocorre um aumento das tensões de compressão nas áreas tracionadas pela incitação dos carregamentos.

 

A protensão está aliada a vantagens técnicas e econômicas tais como, a redução das tensões de tração provocadas pela flexão e esforços cortantes (esforço com tendência a não rotação e/ou curvatura), reduzindo por consequência a incidência de fissuras. O concreto protendido permite a obtenção de grandes vãos por suportar cargas consideravelmente maiores do que o concreto armado, mesmo levando em conta a utilização de viga da mesma
altura e em uma mesma área de construção. Ou, em outros termos, é possível dimensionar vigas protendidas com alturas muito menores, o que resulta em leveza na estrutura, economia de material (concreto e cabos) e uma maior liberdade arquitetônica.

PROTENFOR
(44) 3026-6556
protenfor@uol.com.br
Rua Princesa Isabel, 373 - Zona 4 -
CEP: 87014-090
Maringá / PR
© 2017 PROTENFOR - Todos os direitos reservados