Pós-tensão ou Pré-tensão? Concreto Protendido? Alvenaria Protendida?

Concreto pós-tensionado é um termo cada vez mais ouvido na indústria da construção civil.

Este método introduz tensões iniciais à estrutura que permite ao Engenheiro Calculista aproveitar os consideráveis benefícios proporcionados pela de pós ou pré-tensão, ao mesmo tempo em que mantém a flexibilidade proporcionada pelo método moldado no local de construção de estruturas de concreto e/ou alvenaria.

Sim, há as estruturas de concreto protendido, bem como a alvenarias protendidas.

O pós-tensionamento é simplesmente um método construtivo de produção de concreto protendido, alvenaria e outros elementos estruturais. 

O termo pré-esforço ou pós-esforço é usado para descrever o processo de introdução de forças internas (ou tensão) em um elemento de concreto ou alvenaria durante o processo de construção para neutralizar as cargas externas aplicadas quando a estrutura é colocada em uso (conhecidas como cargas de serviço ou de utilização).

Essas forças internas são aplicadas tensionando o aço de alta resistência, o que pode ser feito antes ou depois da colocação do concreto.

Pós-tensão? Ou Pré-tensão?

Quando o aço é tensionado antes da colocação do concreto, o processo é o chamado de pré-tensionamento.

Quando o aço é tensionado após a colocação do concreto, o processo é chamado de pós-tensionamento. 

Como o pré-tensionamento requer uma pista de fundição especialmente projetados, ele é usado geralmente no processo de fabricação pré-fabricado para fazer formas simples que podem ser transportadas para um canteiro de obras.

O pós-tensionamento é feito no local, estrutura moldada “in loco”, através da instalação dos tendões (cabos) pós-tensionados dentro do concreto, de maneira semelhante à instalação de vergalhões, com utilização de bainhas.

Com o uso de bainha metálica galvanizada corrugada, temos a pós-tensão aderente.

Com o uso de bainha pead engraxada, temos a pós-tensão não aderente.

Em ambos os casos podemos utilizar as cordoalhas de 7 fios.
 

PROTENFOR
(44) 3224-9526
protenfor@gmail.com
Rua Princesa Isabel, 373 - Zona 4 -
CEP: 87014-090
Maringá / PR
© 2017 PROTENFOR - Todos os direitos reservados