Sistema de Contraventamento de Edifícios com uso “outriggers”

O sistema estrutural com uso de “outriggers” é formado por elementos infinitamente rígidos.

O outrigger consiste na introdução de elementos estruturais rígidos no plano horizontal do pavimento (vigas faixa ou treliças) com objetivo de ligar com o núcleo rígido vertical (núcleo metálico ou paredes maciças) com os pilares da fachada.

O carregamento horizontal externo (ação do vento) atua na fachada do edifício alto, e as ligações rígidas (outriggers) entre os pilares da fachada com núcleo central, permitem diminuir a rotação dos pilares. Obtém-se, portanto, menores valores dos deslocamentos laterais do edifício, e redução dos momentos atuantes nos elementos verticais da estrutura (pilares).

O resultado desta diminuição de deslocamento e de momento fletor na estrutura acarreta na geração de tensões de tração nos pilares situados na região dos pilares da fachada e acréscimo significativo de tensões de compressão nos pilares do núcleo rígido.

Para diminuir as tensões, principalmente de compressão, nos pilares ligados ao sistema “outrigger”, é usual a colocação de cintamentos (faixa macica de concreto ou elementos metalicos) no nível do sistema, cuja finalidade é distribuir para todos os pilares de fachada uma parcela do esforço provocado pela rotação do centro (núcleo rígido).

PROTENFOR
(44) 3224-9526
protenfor@uol.com.br
Rua Princesa Isabel, 373 - Zona 4 -
CEP: 87014-090
Maringá / PR
© 2017 PROTENFOR - Todos os direitos reservados