Serviços / Outriggers - Sistema de Contraventamento de Edifícios

O sistema estrutural com uso de “outriggers” é formado por elementos infinitamente rígidos.
O outrigger consiste na introdução de elementos estruturais rígidos no plano horizontal do pavimento (vigas faixa ou treliças) com objetivo de ligar com o núcleo rígido vertical (núcleo metálico ou paredes maciças) com os pilares da fachada.
O carregamento horizontal externo (ação do vento) atua na fachada do edifício alto, e as ligações rígidas (outriggers) entre os pilares da fachada com núcleo central, permitem diminuir a rotação dos pilares. Obtém-se, portanto, menores valores dos deslocamentos laterais do edifício, e redução dos momentos atuantes nos elementos verticais da estrutura (pilares).
O resultado desta diminuição de deslocamento e de momento fletor na estrutura acarreta na geração de tensões de tração nos pilares situados na região dos pilares da fachada e acréscimo significativo de tensões de compressão nos pilares do núcleo rígido.
Para diminuir as tensões, principalmente de compressão, nos pilares ligados ao sistema “outrigger”, é usual a colocação de cintamentos (faixa macica de concreto ou elementos metalicos) no nível do sistema, cuja finalidade é distribuir para todos os pilares de fachada uma parcela do esforço provocado pela rotação do centro (núcleo rígido).
O conceito de estabilizador remonta a 50 anos, originou-se de estudos aprofundados de elementos de barras.
É originado do estudo de vigas altas e paredes de concreto e da análise uma ou mais treliças estabilizadoras nos pavimentos dos edifícios.
Os estabilizadores são um dos sistemas mais utilizados para plantas baixas em pavimentos relativamente regulares.
É construído usando treliças de aço, vigas, paredes de concreto ou vigas altas para conectarem-se ao núcleo rígido interno e/ou aos pilares (colunas) no perímetro da planta.
As treliças dos estabilizadores normalmente têm a altura de um andar, algumas até ocupam vários andares.
Os núcleos estão normalmente localizados no centro do edifício, enquanto os estabilizadores se estendem para as colunas externas.
Os estabilizadores e os pilares externos atuam juntos como uma restrição adicional à parede central.
Sob carga lateral, as treliças transferem tensões axiais para os pilares perimetrais.
A flexão, tensão axial e compressão das colunas externas conectadas aos estabilizadores ajudam a resistir aos momentos externos da estrutura.
Desta forma, com elevada resistência aos esforços, os estabilizadores aumentam a rigidez geral do núcleo, ajudando na redução
dos deslocamentos laterais e os momentos de tombamento.
As colunas estabilizadoras trabalham em conjunto restringem a rotação do núcleo.
No geral, a principal vantagem de usar o estabilizador é resistir à rotação do núcleo e reduzir significativamente o deslocamento lateral e momentos de tombamento.
 
 
 
PROTENFOR® PERALTA ENGENHARIA
(44) 3224-9526 / (44) 99957-6789 whatsapp / Instagram: @protenfor
[email protected]
Rua Princesa Isabel, 373 - Zona 4 - ............FILIAL: Av. Pintassilgo, 517-Jardim Brasilia
CEP: 87014-090
Maringá / PR
© 2017 PROTENFOR® PERALTA ENGENHARIA - Todos os direitos reservados